top of page

Supergirl, Flash, Arrow e Legends of Tomorrow Crossover

  • AA
  • 4 de dez. de 2016
  • 5 min de leitura

Antes de mais informo que as reviews que faço destas séries são baseadas apenas na minha opinião como espectadora das mesmas, não tenho qualquer conhecimento da história que acontece nas comics.

Não é imprescindível ter acompanhado as 4 séries (Supergirl, Flash, Arrow e Legends of Tomorrow) para compreender a história deste crossover.

A premissa deste arco da história lida com, tal como o nome indica, uma invasão extraterrestre.

O que percebemos como objectivo principal dos ETs chamados de Dominators, é o domínio da humanidade mas à medida que a narrativa se desenvolve percebemos que a sua verdadeira missão é eliminar meta-humanos do planeta para preservar o seu próprio futuro.



* Este comentário contem spoilers *


Supergirl S02E08 - Medusa (1)


Apesar de ser um crossover das quatro séries, não acontece muito da plot partilhada em Supergirl por ser um universo diferente do das outras três séries. Introduzir a história dos extraterrestres neste universo implicava muitas mudanças para os personagens do mundo de Kara. Não quer dizer que os Dominators nunca serão introduzidos neste universo, apenas não para já.

Portanto, fora as aparições dos portais ao longo do episódio, nada mais da história do crossover acontece. De qualquer maneira gostava de referir que foi estranho ninguém desenvolver comentários sobre as “nuvens” azuis que aparecem do nada em sítios aleatórios quando nunca as viram neste universo. Como ninguém comentou a situação, passei todo o episódio à espera que o Barry chegasse e, de cada vez que se abria um portal, eu pensava “É agora!” o que me desconcentrou da história em si.

Só no final do episódio acontece algo da plot partilhada quando Barry finalmente chega, com Cisco, para pedir a Supergirl que retribua o favor que lhe prestou no passado e o ajude.



Flash S03E08 - Invasion! (2)


Só neste episódio de Flash ficamos a conhecer a razão do crossover e apesar de ser uma história de continuação entre séries a narrativa foi muito típica de Flash: tudo gira à volta das relações entre os personagens.

Tenho, no entanto, de admitir que toda a dinâmica “Barry agiu mal ao criar o Flashpoint porque o irmão do Cisco morreu nesta timeline" a começa a irritar-me.

O facto é que todos criticam Barry mas se estivessem no lugar dele provavelmente fariam o mesmo. Barry ainda tentou voltar atrás, sacrificando a mãe, para tentar remediar o erro que cometeu. Será que os outros teriam feito o mesmo?!

Outra situação que não compreendi foi a facilidade com que todos confiaram imediatamente no Barry futuro quando não sabem o que se vai passar que tenha feito esta mensagem chegar a eles.

Foi nesta altura que aconteceu a melhor parte de todo o episódio, ver o nível da relação que Flash tem com Supergirl e com Arrow, que confiaram nele incondicionalmente e não ponderaram nem um segundo abandoná-lo quando todos os outros o fizeram.

Confesso, também, que nunca gostei muito da personagem Iris mas neste episódio compreendo as ações dela ainda menos do normalmente. Toda esta situação de proteger o Kid Flash só é justificável com o medo de o perder que ela tem e por isso inventa desculpas para tentar adiar o inevitável. No meu ponto de vista o óbvio a fazer é treiná-lo, essa é toda a protecção que ele precisa. Por este andar ele vai fazer alguma coisa para tentar ajudar sem estar preparado que vai acabar mal e a culpa vai ser dela.

Finalmente, toda a luta entre “bons” e “bons hipnotizados” acontece e é fantástica, até o nível de humor é melhorado por juntar estas personagens de ambientes tão diferentes e quando, quase todos a são raptados pelos Dominators, segundos depois de voltarem ao normal, é praticamente cruel fazer-nos esperar para saber onde foram.



Arrow S05E08 - Invasion! (3)


O episódio de crossover de Arrow coincidiu com o episódio 100 da série e por isso a escolha da equipa foi, não se afastando totalmente da plot partilhada, mostrar uma história mais de evocação dos momentos/personagens marcantes da série do que de desenvolvimento da narrativa.

O capitulo tem bom ritmo, boas dualidades, escolhas difíceis e não existem tempos mortos, mesmo nos momentos mais calmos e reflectivos da história esta não morre ou fica aborrecida.

Todo o ambiente do episódio é o característico de Arrow, onde tudo gira à volta das lutas pessoais internas, da escolha por fazer o que está certo por mais que custe, por mais que se sofra com isso no fim.

Fiquei algo confusa com a inserção de Laurel na narrativa porque achava que Oliver amava Felicity. Sempre achei que Laurel era importante para ele porque foi o primeiro amor e faz parte do seu grupo de amigos mais chegados mas nada mais, no entanto, assim que tem direito à sua utopia ele quer casar com a Laurel?!

Mas talvez seja apenas porque era o episódio 100 e era importante que Laurel fizesse parte da história. Confused I was...


Legends of Tomorrow S02E07 - Invasion! (4)


Este episódio pareceu mais uma continuação da história de Flash e Arrow do que a fracção da história correspondente a Legends of Tomorrow. As únicas partes que parecem pertencer a Legends são quando Steel, Heat Wave e Vixen são presos e quando vemos Dr. Stein com as lutas internas sobre o erro que cometeu ao mudar o passado e como aceitar a filha mas isso ocupou só 20% do episódio. Todo o restante tempo pareceu-me dividido entre o Cisco a perceber que no lugar de Barry tinha feito o mesmo, Barry a sentir se mal porque “destruiu” o mundo e a dinâmica entre Supergirl e Arrow (esta última a minha parte preferida deste episódio).

Para que fique claro, se alguma personagem justificava o uso de violência, Agente Smith claramente é essa personagem. O castigo de ser enviado para a antárctica soube a pouco.

Não esquecer que Supergirl tem agora maneira de comunicar com o nosso universo, o que vai facilitar bastante futuros crossover.

(Gostaria de agradecer pessoalmente todas as referências a filmes feitas neste episódio que vieram maioritariamente do Cisco.)



De modo geral, e tendo em conta o quão difícil deve ser cruzar estes 4 mundos, este crossover foi bem conseguido, no entanto, até certo ponto a plot dos Dominators pareceu mais um motivo para juntar todos os heróis nesta narrativa do que propriamente um factor de desenvolvimento das histórias das séries. A maioria das acções fizeram sentido e mesmo as que não fizeram não influenciam drasticamente a percepção da história.

Por ser uma etapa muito divertida de assistir dou 7 pontos.

E vocês?! Seguem as 4 séries? Viram este crossover? O que acharam? Contem-nos tudo...

[AA]

Comments


RECENT POSTS
ARQUIVO
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page