Série RTP "Miúdo Graúdo"
- MJ
- 23 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Olá a todos!
Na passada sexta-feira terminou mais uma das apostas da RTP para a Fall season de 2016, "Miúdo Graúdo". A série contou com 19 episódios e foi criada por Pedro Salomão, Paula Lobato, Paulo Rosado Correia e Rita Henriques.
A história segue Miguel Gama (Henrique Mello), um miúdo de 11 anos que tem um projecto secreto - uma máquina do tempo. Com a ajuda do seu amigo Vasco (João Guilherme Gouveia), várias experiências foram efectuadas para colocar a máquina a trabalhar, mas sem sucesso. No entanto, Miguel não desiste e consegue uma ligação com a futuro - é assim que o Miguel Gama de 2036 (Pedro Caeiro) regressa à sua casa de infância. Com esta viagem no tempo, a máquina fica danificada e Miguel de 31 anos é impedido de voltar à sua realidade.
O que parecia ser uma boa notícia, acaba por se tornar um pesadelo - Miguel miúdo confronta-se com tudo aquilo que não conseguiu realizar na sua vida. Aos 31 anos, ele esperava ser ter tirado um doutoramento e estar a caminho do Prémio Nobel da Física - e não um professor de Físico-Química com horário parcial numa escola.

Miguel graúdo não consegue responder às perguntas do mais novo - ainda sou amigo do Vasco? Como está a mãe? Casei com a Ana Beatriz (sua namorada em 2016, interpretada por Vera Pimentel) - porque revelar essas informações poderia mudar o futuro. Assim, enquanto Miguel miúdo tenta arranjar a máquina para devolver o seu eu-futuro ao seu tempo correcto, Miguel graúdo tenta corrigir erros do passado. Ele traz consigo um pequeno caderno que não sabemos o que contém (até ao último episódio), mas sabemos que ele definiu três missões para esta viagem:
- salvar mãe,
- salvar amigos,
- salvar-me a mim
A série é muito divertida e aborda várias temáticas, tornando-se uma programa para toda a família. Existe uma plot principal juvenil, à volta de Miguel miúdo e dos seus amigos, que aborda o que é a felicidade de ser criança e o desejo de realizar sonhos no futuro; e depois uma plot mais adulta relacionada com as pessoas à volta de Miguel miúdo:
a) a mãe de Miguel, Catarina (Paula Lobo Antunes) vive para o trabalho e para oferecer a Miguel o melhor que consegue - esquecendo-se de si própria. Abandonada pelo marido há vários anos, vemos esta personagem atravessar as várias fases do que é recomeçar uma vida amorosa quando já se é uma mulher madura (e ainda por cima com um filho) e todas as desilusões que isso acarreta;

b) Alberto (Hélder Costa) é um velho rezingão de quem todas as crianças têm medo, pois vive numa loja de antiguidades e todos os dias é visto a ir para a mata com uma enxada - corre o boato de que foi ele que assassinou a própria mulher. Existe um grande mistério sobre esta personagem, pois Miguel graúdo proíbe as crianças de se darem com o velho, na iminência de alguma catástrofe acontecer. Aqui há uma grande lição sobre a solidão nos idosos, o luto, a depressão e como a verdade pode não ser o que está a frente dos nossos olhos;

c) Maria Inês (Diana Marquês Guerra) é neta da vizinha de Miguel, e muito querida pelas crianças do bairro, especialmente por Miguel e Vasco. Apaixona-se pelo Miguel graúdo e a ligação entre ambos passa por vários infortúnios - Miguel tem uma missão que não pode revelar, e nada mais pode mostrar de si próprio a não ser o seu amor. Como terminará este namoro inter-temporal?

No final, a história fica concluída mas com um final em aberto - o que seria ótimo para pegarem numa segunda temporada!
Gostei imenso desta série, uma história descontraída mas que nos faz pensar bastante sobre a efemeridade da vida e de como devemos tentar fazer o melhor que conseguimos à primeira vez - porque podemos não conseguir construir uma máquina do tempo para fazermos segundas oportunidades. Merece todo o reconhecimento por ser uma produção original portuguesa (Endemol Portugal), pelo esforço da RTP de colocar séries interessantes em horário nobre - e ainda, considero de louvar a aposta que tem sido feita na ficção científica na televisão portuguesa.
Assim, a minha nota final para Miúdo Graúdo é de 8 balões!

Espero que tenham gostado!
Não se esqueçam que amanhã temos review de mais uma produção nacional, pois hoje estreia novo episódio de "Ministério do Tempo"!
XOXO,
[MJ]
Imagens: RTP
Comments