Festival da Canção 2017: Votações e Compositores escolhidos!
- MJ
- 5 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Olá a todos!
Hoje trago-vos as últimas noticias sobre a 51ª. Edição do Festival da Canção.
Em 2016, a RTP decidiu que Portugal não iria participar no 61º. Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest) que teve lugar em Estocolmo (Suécia), nos dias 10,12 e 14 de Maio de 2016. Após uma reavaliação das últimas participações portuguesas, a estação pública sentiu uma necessidade de reformulação e criação de novos conteúdos (finally RTP, thank you!), aproveitando assim uma pausa para melhorar o Festival - prometendo voltar em 2017.
E como o prometido é devido, Nuno Artur Silva (administração RTP), Gonçalo Madaíl (Subdiretor de Programas) e Carla Bugalho (Chefe de Delegação) comunicaram agora os pormenores relativos ao próximo Festival.
Vão existir duas semifinais (19 e 26 de Fevereiro) e uma final (5 de Março), em horário prime time de Domingo. O dia da final coincide com os 60 anos da RTP, e a gala será também de comemoração.
As votações serão de 50/50 - voto do público em casa e voto de um juri escolhido pela RTP. As votações do juri serão associadas a 7 regiões, contando com Portugal Continental e Ilhas. Em questão de empate, considero que a decisão foi justa - na semifinal passa o tema escolhido pelo júri, na final passa o tema favorito do público.
Os temas propostos ao festival têm directrizes a cumprir, declaradas no regulamento interno e que correspondem a regras específicas da Eurovisão. O 62º. Festival Eurovisão da Canção será em Kiev (Ucrânia) após Jamala ter ganho e edição anterior (2016) com a música "1944".
As semi-finais serão nos dias 9 e 11 de Maio de 2017 e no dia 13 de Maio terá lugar a final.
A escolha dos intérpretes ficará ao cargos dos compositores . A RTP convidou os seguintes compositores para esta edição do Festival (na foto): Luísa Sobral, Márcia, Rita Redshoes, David Santos (Noiserv), Celina da Piedade, Samuel Úria, Nuno Gonçalves (The Gift), Pedro Silva Martins (Deolinda), Tóli César Machado (GNR), João Pedro Coimbra (Mesa), Nuno Figueiredo (Virgem Suta), Pedro Saraiva (Sir Aiva/D.R. Sax), Nuno Feist, Jorge Fernando, João Só e Héber Marques.
Espero que tenham gostado e fiquem atentos às próximas novidades sobre o Festival!
XOXO,
[MJ]
Fonte: RTP
Comentarios