top of page

Série RTP "Ministério do Tempo" Episódio 1

  • MJ
  • 4 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Olá a todos!

Para começarmos o ano em grande, hoje trago-vos a review do primeiro episódio da nova série da RTP, o "Ministério do Tempo".

A série estreou no dia 2 de Janeiro de 2017, segunda-feira em horário nobre. A versão original espanhola, "El Ministério del Tiempo" está a ser um sucesso na RTVE tendo ultrapassado os dois milhões e meio de telespectadores algumas vezes, estando actualmente a ser filmada a terceira temporada. Além disso, segundo o Diário de Notícias, a emissora pública espanhola e a Netflix assinaram um acordo que permite à plataforma de streaming passar a exibir mundialmente El Ministério del Tiempo. Portugal e China são os primeiros países a adaptar esta série de fantasia e ficção histórica. A versão portuguesa foi escrita por Pedro Marta Santos, Tomás Múrias e António Costa Santos. Os realizadores foram Bruno Cerveira, Paulo Rodrigues e António Figueirinhas. Deixo-vos o trailer:

A história revela-nos o maior segredo do Estado Português - O Ministério do Tempo. D. João II teve conhecimento das Portas do Tempo e para as gerir criou um ministério que se mantém ativo até aos dias de hoje. O seu objetivo é impedir que se viaje ao passado para alterar o presente. Este Ministério funciona com um sistema hierárquico de divisões e funcionários, onde cada um tem a sua tarefa.

A RTP fez uma promoção intensiva desta estreia e a primeira coisa que pensei quando li a sinopse foi "Isto é igual ao Fim da Eternidade". "O Fim da Eternidade" é um romance de ficção científica escrito por Isaac Asimov e publicado em 1955. Conta a história de Harlan, um Eterno (um Técnico da Eternidade - o Ministério do Tempo deles) que monitora e controla o Tempo, sendo a sua função iniciar Mudanças de Realidade (alterações no curso da História). A diferença é que no livro toda a parte das viagens no tempo é uma variante tecnológica onde existem super-computadores que calculam os riscos das mudanças de realidade, as probabilidades de algo ser incorrigível, etc. Em Portugal, temos apenas Portas mágicas que vão para os dias que quisermos.

Agora irei apresentar as personagens individualmente, para ser mais fácil perceber as relações entre si e o contexto deste primeiro episódio:

Maria dos Prazeres (Carla Andrino) é a Secretária do Ministério. Organizada e eficiente, trata de todos os assuntos.

Salvador (António Capelo) é o Secretário Geral deste Ministério secreto, onde trabalham as pessoas mais úteis e vanguardistas da nossa História. Com a ajuda de Ernesto e Irene, começa a recrutar uma patrulha intemporal para impedir os acessos ao passado por pessoas indevidas.

Tiago Silva (Sisley Dias) é um paramédico do INEM em 2016. Casou cedo com o amor da sua vida, mas em 2013 a sua mulher morreu num acidente, dia em que Tiago estava de Serviço e foi o primeiro a chegar ao local. Ele não consegue ultrapassar a situação, passando a demonstrar comportamentos negligentes e destructivos, que põem em causa a sua reputação profissional. A gota de água é quando num incêndio, Tiago entra num prédio em chamas porque pensa ter visto vítimas, contra ordem do seu superior - sendo afastado por desrespeito da autoridade e conduta perigosa para si e para os colegas, que lhe chamam "suicida". Tiago efectivamente viu pessoas, mas não eram vítimas do incêndio, eram sim castelhanos malfeitores do Século XIV. É então contactado pelo Ministério para ajudar a apanhar esses fugitivos.

Amélia Carvalho (Mariana Monteiro) tem 23 anos, vem do século XIX e é a primeira mulher a estudar na Universidade de Coimbra. Perdida no seu tempo, e ambicionando algo mais do que um casamento e uma vida de mulher burguesa, não hesita em aceita a proposta de Irene para trabalhar no século XXI. A sua inteligência leva-a a ser nomeada líder da patrulha intemporal.

Afonso Mendes de Noronha (43 anos) vem do Século XVI, um cavaleiro duro habituado a violência. Vítima de uma intriga, acaba por ser condenado à morte pelo rei D. João III. Antes da sua execução, recebe uma proposta do Ministério e aceita de imediato. É o lutador corajoso da história e vai salvar a equipa muitas vezes.

Irene (Andreia Diniz) é uma super agente e Ernesto (Luís Vicente) é o responsável de segurança. Juntos tratam do recrutamento de funcionários para o Ministério, e certificam-se que o mesmo se mantém secreto.

Com Tiago, Amélia e Afonso, a nossa patrulha temporal está completa e os nossos heróis têm a primeira missão: viajar até ao século 1384, onde os homens vistos por Tiago tentarão assassinar Nuno Alvares Pereira, o Condestável, com a finalidade de impedir a vitória a favor da independência portuguesa na Batalha de Aljubarrota - e apagar da História a derrota castelhana.

Em primeiro lugar, acho que a RTP está de parabéns nesta aposta para 2017. Daniel Deusdado, director de conteúdos da RTP, deu inúmeras entrevistas em que dizia que pretendia mudar o paradigma da televisão portuguesa, ao introduzir séries em horário nobre em vez de novelas ou de programas de cultura geral (que protagonizaram a prime time do canal durante tantos anos). Eu não podia estar mais contente com isso, já na season passada assiti ás series da RTP Miúdo Graúdo, Mulheres Assim, Boys e Dentro.

Sobre a serie em si, acho que está interessante, mostra-nos um tema que nunca foi abordado antes - esta mistura de ficção científica com a História de Portugal, e penso que é uma óptima forma de renovarmos conhecimentos. Além disso, tem humor na forma como as várias personagens se relacionam, sendo de Séculos diferentes acabam por passar várias situações caricatas - por exemplo, quando Tiago e Amélia se conhecem, ele cumprimenta-a com dois beijinhos e ela fica extremamente constrangida (no seu tempo, um homem e uma mulher só se beijam se forem casados).

Além disso, para produção nacional, está com algum nível técnico, no que diz respeito ao CGI e à montagem. A RTP passou no dia 3 o Making Of da serie, chamado "Arquivo do Ministério", com entrevistas aos autores e actores. A quantidade de actores necessários e todas as filmagens para chroma key foram incríveis.

Ainda não vou dar nota à série, farei isso na review do último episódio!

Ao longo das próximas 16 semanas trarei todas as terças-feiras uma review do episódio semanal do Ministério do Tempo!

Fiquem atentos!

XOXO,

[MJ]

Imagens: rtp.pt

Commentaires


RECENT POSTS
ARQUIVO
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Tumblr Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page