Websérie RTP Arena - Os Jogadores
- MJ
- 12 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Olá a todos!
Hoje trago-vos uma review da última produção da RTP Arena "Os Jogadores". Os 8 webisódios ficaram disponíveis no RTP Play entre os dias 12 e 19 de Dezembro de 2016, estreando diariamente às 18h.
A trama conta a história de Bernardo, um estudante de 20 anos que têm uma equipa de League of Legends (LoL) e que consegue chegar à Final Europeia. "Os Jogadores" foi promovida como a primeira série mundial a focar-se na temática dos e-sports (desporto electrónico, competições de videojogos). . O criador da série, Nuno Bernardo (Diário de Sofia, T2 para 3), confirmou esse facto em entrevista para o 5 para a meia-noite - existem vários documentários sobre jogadores profissionais e sobre as competições, enquanto eventos e negócios que gerem milhões (em dinheiro e em espectadores), mas enquanto série de ficção, esta é pioneira.
A série foi gravada em Lisboa em Junho e Julho de 2016. Penso que a sua divulgação foi bem sucedida (não tenho noção de como estão as visualizações no RTP Play), eles tiveram inclusive um painel na Comic Con Portugal 2016, que infelizmente, as hedonistas não conseguiram estar presentes.
Agora, sobre a série:

A série começa com a equipa Uncle Sam na Final do Campeonato Europeu de eSports, no Meo Arena. Antes da final, o patrocinador da equipa (Alexandre Ferreira) pede a Bernardo (Henrique Gil) para trocar o Sam (Lourenço Seruya) por Duarte (Luís Simões). Não sabemos muito bem o que está a acontecer, não conhecemos suficientemente as personagens, mas percebemos que essa decisão irá fazer toda a diferença.
No segundo episódio, a linha temporal começa 6 meses antes do episódio 1. Nessa altura, Bernardo estava em Espanha para participar numa prova de recrutamento para a equipa Shift Play. As equipas portuguesas, por um lado os Metro eSports (Bernardo, Duarte, Johnny (David Henriques)) e por outro, os Google Sam (Samuel, Google (Diogo Martins), Lola (Patrícia Godinho)) preparam-se para o qualificador nacional do Campeonato Europeu.

Neste ponto, já sabemos que as equipas se irão dissolver e tornar-se uma só. Os Google Sam ganham o qualificador e Bernardo decide nunca mais jogar. Agora tem de estudar e trabalhar na empresa do tio, para compensar a mãe de todas as vezes que teve de mentir para poder jogar/treinar.
Bernardo passa por várias pressões sociais que fazem com que perca o foco nos seus sonhos, e que se esqueça um pouco da sua própria identidade. Temos vários factores que o conduzem a um ciclo depressivo, que mais tarde se torna automatizado (estuda, tem boas notas, trabalha bem, mas não tem prazer em nada):
- A mãe (Ana Nave), que não compreende o seu sonho de ser gamer profissional e quer que ele se foque nos estudos; o pai ( Joaquim Nicolau) deixou a família e vive em França, não aparecendo muitas vezes, o que faz com que esta família seja monoparental. Por isso tenta de tudo para que Bernardo seja "alguém na vida", obrigando a prometer que deixava de jogar e se focava "no importante".
- O tio, que sempre apoiou Bernardo nas competições (tendo dado adiantamentos no ordenado, para a equipa poder ter computadores e condições de treino). Ele tem imenso orgulho no sobrinho, e elogia frequentemente o seu trabalho, pelo que o Bernardo não o quer desiludir.
- Os amigos. Os Google Sam terminam a equipa e, com falta de elementos, são desqualificados da competição. Lola tenta convencer Bernardo a formarem uma nova equipa todos juntos, com a ajuda de Sam e Duarte. Bernardo recusa porque prometeu à mãe.
Mais tarde, o pai de Bernardo aparece e vai visitá-lo. Percebe que ele está diferente, apagado, e aconselha-o a viver e a jogar enquanto é novo - está na idade em que pode ser quem quiser, e conseguir realizar qualquer sonho. Esse é o ponto de viragem, onde Bernardo decide aceitar a proposta de Lola e construir uma nova equipa - os Uncle Sam.
O último episódio culmina de novo na Final Europeia, onde vemos o jogo a acontecer e é revelado o vencedor. Não vou revelar porque apesar de já ter falado da história, sinto que não dei nenhum major spoiler,
De modo geral, gostei imenso desta websérie, e espero que tenha visualizações suficientes para poder passar para a televisão - e quem sabe, para uma segunda temporada! A única critica que tenho a fazer é que a produção do campeonato deixa um bocado a desejar - deviam ter arranjado figurantes para filmar bancadas, tal como se vê nos vídeos das competições oficiais. Percebo que seja uma questão de orçamento, mas foi dos momentos onde mais senti a falta de qualidade - não senti que estivessem no Meo Arena, lotado de espectadores. Anyway, a série está enjoyable, foi um óptimo passatempo vê-la.
Assim, a minha nota são 6 balões!

Espero que tenham gostado desta review, fiquem atentos para mais!
XOXO,
[MJ]
Fonte: arena.rtp.pt
Comments