Arrival - O Primeiro Encontro (2016)
- AA
- 26 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Titulo Original: Arrival
Realizador: Denis Villeneuve
Escrito por: Eric Heisserer (guião), Ted Chiang (baseado no seu livro "Story of Your Life")
Atores Principais: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Quando doze misteriosas naves aterram à volta do globo, uma equipa de elite – liderada pela perita em linguística, Louise Banks – é formada com a tarefa de interpretar a língua dos visitantes extraterrestres. Com a humanidade a balançar no limite de uma guerra mundial, Louise e a sua equipa encontram-se numa corrida contra o tempo em busca de respostas – e para as encontrar, ela irá arriscar até a própria vida, e possivelmente a vida da raça humana.
* Este comentário contem spoilers *
Confesso que a minha estreia na visualização dos filmes nomeados para os Óscares revelou-se um pouco de desilusão… Não digo que odiei o filme, mas a ideia pré-concebida, que tinha do que este filme podia tratar, não correspondeu de todo, facto que podia ter sido uma coisa boa (já aconteceu noutras situações) mas não foi o caso. De inicio, pensava que ia ver um filme de ficção cientifica, mas quando comecei a ver o filme, com os monólogos de Louise, percebi que não o era. Nesse momento pensei que iria ver um filme mais no campo do romance de vida, estilo Nicholas Sparks, mas o filme também não atingiu essa “meta”, ou seja, o sentimento com que fiquei no final é completamente descrito pela expressão de “não é carne nem é peixe”.
Não é um mau filme mas não consegui estabelecer relacionar-me com a situação das personagens principais e, por isso, ao longo do filme nunca me consegui emergir na história, o conhecimento de estar a ver um filme esteve sempre presente.
A única situação em que me consegui relacionar foi na curiosidade de compreender a língua de uma civilização desconhecida e imensamente mais inteligente do que a nossa, a fome de saber.
Mesmo assim posso dizer que o melhor do filme, em termos visuais, foi a perspetiva que deram dos extraterrestres, não são demasiado assustadores nem demasiado inofensivos não vieram para nos destruir, mas também trazem os seus interesses de bagagem, e, o mais importante de tudo, não são ridículos, como muitos aliens têm sido ao longo da história do cinema.
Em termo de trabalho de actores só posso mesmo apontar o facto de as personagens não serem muito relacionáveis, no entanto não posso atribuir isso aos actores em si quando pode ter sido uma decisão de guião.
Na minha opinião, o melhor de toda a produção deste filme é mesmo a banda sonora, não que seja uma excelente obra de som mas porque no conjunto final é o ponto de maior qualidade.
Em relação a ser um dos nomeados para o Óscar de melhor filme, não me parece que mereça ganhar em comparação com o que os outros nomeados prometem. Por esse mesmo motivo, e por todos os outros que de falei acima, dou-lhe 4 pontos.

Já viram este filme? Concordam ou acham que foi mal compreendido da minha parte??
[AA]
Comments